Monday, August 6, 2012

Torta de Morango

Torta de Morango

Essa foi a primeira sobremesa que eu e minha prima Dê, aprendemos a fazer com minha mãe. Tínhamos uns 13 anos. Eu fazia sempre e meu irmão Fê, quando brigava comigo não ganhava nenhum pedaço. A vontade dele era tanta, que ele aprendeu a fazer a dele.
É a sobremesa predileta do meu marido e talvez será a dos meus filhos.


Receita 

Massa :

- 2 colheres de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colh de fermento
- 1 pitada de sal
- 1 gema
- 2 colheres de açúcar
- 2 colheres de leite
- farinha de trigo (+/- 1 e 1/2 xícaras)

Bater a manteiga na batedeira até clarear, adicionar o fermento, o sal, a gema, o açúcar, o leite, e por último a farinha de trigo e bater primeiro na batedeira até misturar bem. Continuar misturando com a mão e adicionar o que falta de farinha até sentir que a massa está desgrudando da mão. Abrir a massa com as mãos sobre a forma redonda desmontável e untada e fura-se com garfo antes de ir ao forno, por 30 minutos.

Creme :

- 2 xícaras de leite
- 2 gemas
- 4 ou 5 colheres de açúcar
- 1 colher de manteiga
- 5 gotas de baunilha

Engrossar o creme no fogo alto (no início) e baixo (no final, pra não queimar no fundo da panela). Se ficar muito líquido, usar 1 colher de maisena dissolvida no leite pra engrossar.

Gelatina de morango :

Fazer conforme instrução do rótulo e levar à geladeira para começar a encorpar.

Montagem :

Despeja o creme na massa assada. Por cima, arrumar os morangos e cobrí-los com a gelatina não firme, mas encorpada. Levar à geladeira até que a gelatina fique firme e servir



1 comment: